qual a diferenla entre Sorvete e Gelato

Você sabe qual a diferença entre Sorvete e Gelato?

É muito comum em todo o mundo que a palavra “gelato” seja traduzida como “sorvete” ou “ice cream” em inglês. Mas quem já provou do Gelato sabe que este produto é bem diferente do Sorvete convencional e a explicação para essa diferença não se limita em apenas a uma questão.

Por mais que eles pertençam a uma mesma família, o Sorvete e o Gelato revelam características diferentes no processo de fabricação como um todo, o que naturalmente influencia o seu sabor.

Mais sabor e qualidade

Talvez a maior diferença seja que o Gelato trata de um produto fresco, produzido com ingredientes in natura. Consequentemente, o sabor, a textura e a qualidade se tornam bastante diferentes. À base líquida, composta por água e açúcar, acrescenta-se o leite e o sabor desejado.

Menos açúcar

O equilíbrio entre a água e o açúcar é o que garante a textura ideal do Gelato. Essa dosagem depende ainda do sabor a ser produzido, já que alguns necessitam de mais açúcar que outros. Ainda assim, a quantidade de açúcar no Gelato é bem inferior à utilizada no Sorvete.

Menos ar

O Gelato também possui menos ar. Aliás, esse é um fator muito importante para se chegar à consistência característica do produto, que parece mais leve, mas menos aerado que o Sorvete.

Mais temperatura

Quando se toma um Gelato, é possível sentir aquele friozinho de forma suave, que não agride o céu da boca. Por ser armazenado em uma temperatura mais alta do que a do Sorvete tradicional, ele deixa um rastro de sabor mais intenso no paladar, criando uma textura mais suave e uma cremosidade bem mais delicada. Entendeu agora por que os italianos adoram tomar gelatos no inverno, sem sentirem frio? O Sorvete, por sua vez, já proporciona uma sensação mais próxima à do gelo, com uma textura mais pesada e cremosidade densa.

O Gelato é mantido e servido em temperaturas entre -12 °C e – 14°C. É exatamente isso o que proporciona a diferença na textura e cremosidade entre os dois, além do que, quanto mais gelado um alimento, menos se consegue apreciar seu sabor. No sorvete, a temperatura de serviço, que gira em torno de -20°C a – 25°C, também ajuda na conservação, mas traz perdas na cremosidade e no sabor.

Menos químicos e gordura

Nos Sorvetes, é introduzida a gordura vegetal, geralmente hidrogenada – altamente prejudicial à saúde e com corantes artificias e aromatizantes artificiais sem nenhum benefício a saúde. A gordura usada no Gelato é de origem animal, aquela que já está presente no leite com todos os seus nutrientes e vitaminas.

Agora que você já sabe as diferenças entre Sorvete e Gelato, não se deixe enganar. Se você procura um produto de alta qualidade, com alimentos nutritivos, opte sempre pelo Gelato da Gelatti Premium.

Além de muito mais saudável, ele apresenta uma experiência gastronômica infinitamente superior à proporcionada pelo Sorvete.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top
%d blogueiros gostam disto: